Analista Contábil

Analisar, programar e controlar eventos diversos, atuando em órgãos governamentais e outras instituições públicas ou privadas, objetivando racionalizar e otimizar resultados, tornando eficazes as atividades contábeis.

● Planejar, realizar e preparar relatório contábeis (gerencial e fiscal), dentro dos prazos previstos e obedecendo aos princípios e procedimentos contábeis estabelecidos, visando fornecer subsídios para o processo decisório e cumprimento da legislação;
● Orientar e acompanhar os lançamentos e rotinas contábeis, visando assegurar que os balancetes mensais e o balanço final reflitam corretamente a realidade econômico-financeira da empresa;
● Realizar conciliações de contas do ativo, passivo, resultado e solucionar eventuais diferenças;
● Participar na confecção dos balanços e balancetes, e elaborar relatórios contábeis e demais demonstrativos do setor;
● Integrar módulos, pedidos para correções de contabilização, apropriação de despesas, seguros, rateios, realizando a classificação de imobilizados, contabilização de custos, conciliação de contas do balancete, DRE e outras atividades relacionadas a sua área de atuação;
● Gerar certificados digitais, acompanhar e validar impostos realizando o fechamento de IR, CSLL, recuperação de impostos, alterações contratuais e demais atividades relacionadas a sua área de atuação;
● Entrega das obrigações acessórias inerentes a área contábil, inclusive Sped Contábil e Fcont;
● Montar e manter cadastros, arquivos e outras fontes de informações, buscando facilitar, maximamente, a guarda e a recuperação dos dados, para si e para outros colaboradores;
● Executar outras tarefas de apoio como registros, digitação de pequenos textos, cálculos, conciliações, levantamentos, preparo, arquivo e controle;
● Manter controles atualizados sobre as atividades que executa, tendo sempre visão apurada dos pontos críticos, atuando para que as medidas sejam tomadas, com antecedência.
● Contribuir com melhorias em processos dentro de seu campo de atuação ou das quais interage;
● Cuidar da ordem e preservar os equipamentos e ferramentas de trabalho em sua área de atuação, bem como observar os procedimentos de segurança e uso apropriado dos EPIs sempre que necessário;
● Realizar demais atividades de mesma natureza e grau de complexidade, sempre que demandado;