Analista de Compras

Analisar as atividades relacionadas à compra de matérias-primas, equipamentos, maquinarias e outros insumos básicos, organizando e controlando os programas e sua execução e avaliando os resultados, segundo a política específica para assegurar o suprimento desses materiais e o processamento normal dos trabalhos em todos os setores da empresa.

• Elaborar e preparar relatórios, formulários, planilhas, checklist, cálculos utilizando recursos internos como programas ou sistemas específicos para possibilitar a visualização geral, parcial ou entrega das informações, pedidos, entregas e conferências demandados da sua área de atuação;
• Receber requisições de compras dos setores internos, classificando os pedidos em sistema de controle informatizado e determinando as necessidades junto à equipe interna e gerentes;
• Avaliar preços, condições de pagamentos e prazos de entrega, preparar mapas comparativos para apreciação e decisão superior. Emitir pedidos de compra seguindo os procedimentos internos da empresa e monitorar o andamento até a entrega do material, equipamento ou finalização dos serviços;
• Organizar dados específicos de materiais para envio aos fornecedores, conforme produtos ou serviços;
• Avaliar os materiais e produtos recebidos identificando as conformidades e não conformidades especificadas de qualidade, quantidade, cores e demais insumos, componentes e informações incompatíveis com a negociação acordada, relatando ou acionando seu superior imediato na recusa, substituição ou a separação e devolução dos materiais e produtos com fornecedor;
• Receber contatos telefônico, videoconferências ou reuniões presenciais de fornecedores para a apresentação de produtos, equipamentos, soluções, serviços entre outros;
• Manter se atualizado sobre novas tendências e possibilidades, além de desenvolver novas fontes de fornecimento de material, equipamento ou serviços para a empresa, avaliando a similaridade e novas opções de compra ou serviços, visando reduzir custos ou aprimorar a qualidade dos produtos. Relatar suas observações para conhecimento do gestor imediato;
• Participar de projetos de novos produtos, relacionando as matérias primas, produtos ou serviços necessários para cotações ou fornecimentos;
• Contribuir com melhorias em processos dentro de seu campo de atuação ou das quais interage;
• Cuidar da ordem e preservar os equipamentos e ferramentas de trabalho em sua área de atuação, bem como observar os procedimentos de segurança e uso apropriado dos EPIs sempre que necessário;
• Realizar demais atividades de mesma natureza e grau de complexidade, sempre que demandado;