Técnico de Mecânica Industrial

Executar tarefas de caráter técnico, referentes aos processos de manutenção mecânica, executando atividades nas áreas de projeto, instalação, reparo e conservação de máquinas e equipamentos. Auxiliar em trabalhos de pesquisa e aperfeiçoamento de máquinas-ferramentas, motores e equipamentos de funcionamento mecânico.

● Diagnosticar defeitos ou falhas mecânicas em máquinas, equipamentos ou instalações procedendo com a intervenção necessária conforme os recursos disponíveis visando manter seu funcionamento conforme função requerida buscando prolongar sua vida útil.
● Executar manutenção preventiva e corretiva conforme programação, plano de manutenção ou demandados por ordens de serviços ou a pedido do superior imediato;
● Realizar análises de causa raiz para problemas crônicos, paradas longas ou alto custo de manutenção, propondo melhorias em máquinas, equipamentos ou instalação, incluindo motobomba, redutores, esteiras, troca de rolamentos entre outros;
● Determinar serviços precisam ser feitos externamente, fazendo a avaliação do trabalho após sua execução.
● Confeccionar conjuntos mecânicos, máquinas ou equipamentos, seguindo desenho, de acordo com as necessidades do setor solicitante.
● Executar a lubrificação emergencial, regulagens e calibragens de todos os equipamentos mecânicos e pneumáticos, conforme especificações de cada máquina, utilizando os instrumentos apropriados.
● Acompanhar os testes de produção, verificando o adequado funcionamento das máquinas.
● Verificar a necessidades de reparos nas ferramentas manuais utilizadas no processo produtivo e anotar os reparos feitos, peças trocadas, para efeito de controle.
● Traçar, furar, abrir roscas, cortar peças, manual ou mecanicamente, para confecção de peças e máquinas, podendo executar pequenos serviços de solda para corte com maçarico, quando necessário;
● Manter controles atualizados sobre as atividades que executa, tendo sempre visão apurada dos pontos críticos, atuando para que as medidas sejam tomadas, com antecedência.
● Contribuir com melhorias em processos dentro de seu campo de atuação ou das quais interage;
● Cuidar da ordem e limpeza do local, equipamentos e ferramentas de trabalho em sua área de atuação e no repasse para troca de turno, solicitando serviços de manutenção quando necessário bem como observar os procedimentos de segurança na operação e uso apropriado dos EPIs;
● Realizar demais atividades de mesma natureza e grau de complexidade, sempre que demandado;