Técnico de Segurança do Trabalho

Executar atividades de inspeção nos locais, instalações e equipamentos da empresa, observando as condições de trabalho. Determinar fatores de riscos de acidentes, estabelecendo normas e dispositivos de segurança, sugerindo eventuais modificações nos equipamentos e instalações e verificando sua observância, visando a prevenção de acidentes, a segurança e higiene nos locais de trabalho. Prevenir acidentes de trabalho e doenças profissionais.

● Monitorar e acompanhar os prazos de vencimento das documentações pertinentes ao cumprimento da legislação que abrange a licença sanitária, PPRA, PCMSO, AVCB, controle de pragas, laudos, CIPA, análise ergonômico, alvará e outros correspondente a sua área de atuação;
● Avaliar os casos de acidente do trabalho, realizando o atendimento dos primeiros socorros e acompanhando o acidentado para recebimento de atendimento médico adequado, pesquisar e analisar as causas e as condições de segurança da área em que ocorreram, tomando as providências nos processos, equipamentos, máquinas e epi, visando evitar sua reincidência;
● Realizar agendamento e acompanhamento dos colaboradores afastados pela previdência social e suas perícias, mantendo contato com colaborador para agendamento do exame de retorno ao trabalho quando liberado;
● Promover campanhas, palestras e outras formas de treinamento e orientações com o objetivo de divulgar as normas de segurança e higiene do trabalho, bem como informar e conscientizar os colaboradores sobre atividades perigosas, fazendo o acompanhamento e avaliação das atividades de treinamento e divulgação;
● Monitorar, fiscalizar, apontar e providenciar as correções não conformes seguindo os procedimentos e normas de segurança nos ambientes e áreas da empresa, como: produção, estoque, manutenção, administrativo, portarias, vestuários e demais área que o colaborador interage, registrando e lançando em planilhas de ordem de serviço para providências e demais registros necessários;
● Realizar o levantamento e acompanhamento mensal do PCMSO com a clínica credenciada, efetuando os agendamentos externos ou internos conforme a quantidade de colaboradores demandado. Realizar a periodicidade dos exames médicos periódicos, admissional, mudança de função, demissional e outros demandados;
● Conferir, validar e enviar para pagamento faturas correspondentes aos prestadores de serviços dentro de sua área de atuação, seguindo os procedimentos e informações do contrato;
● Emitir o mapa mensal e enviar as informações periodicamente dos produtos controlados pela receita federal conforme legislação;
● Incluir novas funções em PPRA, avaliando, sugerindo e validando as atividades a serem desenvolvidas pelo ocupante do cargo com gestor da área, seguindo as normas e procedimentos de segurança;
● Distribuir os equipamentos de proteção individual (EPI), aos colaboradores entre os turnos bem como coletar e registrar com assinaturas as entregas, indicar e inspecionar o uso adequado dos equipamentos de proteção individual, visando a redução dos riscos à segurança e integridade física do trabalhador.
● Inspecionar equipamentos de proteção contra incêndio, quando as condições assim o exigirem, visando a redução dos riscos à segurança e integridade física do colaborador;
● Colaborar com a CIPA em seus programas, estudando suas observações e proposições, visando a adotar soluções corretivas e preventivas de acidentes do trabalho e prestar na organização à SIPAT, com as atividades e recursos necessários;
● Preparar programas de treinamento, admissional e de rotina, sobre segurança do trabalho, incluindo programas de integração para terceiros e visitas em fábrica, fomentando a conscientização e divulgação das normas e procedimentos de segurança, visando ao desenvolvimento de uma atitude preventiva nos colaboradores e terceiros quanto à segurança do trabalho.
● Contribuir com melhorias em processos dentro de seu campo de atuação ou das quais interage;
● Cuidar da ordem e organização do local, equipamentos e ferramentas de trabalho em sua área de atuação e no repasse para troca de turno, solicitando serviços de manutenção quando necessário bem como observar os procedimentos de segurança na operação e uso apropriado dos EPIs;
● Realizar demais atividades de mesma natureza e grau de complexidade, sempre que demandado;